Princípios Básicos da Fraternidade

GRUPO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ESPIRITUAIS BASEADO NO ESOTERISMO, ONDE TODOS EM NOME DE DEUS, SÃO BEM VINDOS.

Para se tornar membro, preencha o formulário, e receba em casa as edições mensais do Caderno de Estudos, via correio ou via email.

São 12 apostilas (de janeiro a dezembro) contendo a prática do desenvolvimento da consciência, instruções e abordagens sobre as diversidades religiosas praticadas no Brasil.



Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OS SETE PERIODOS DA HUMANIDADE, segundo os Rosacruzes

Período de Saturno, segundo Max Heindel e algumas correntesRosacruzes, foi o primeiro período da criação do mundo, em que a humanidade era composta pelos chamados "Senhores da Mente", também conhecidos como "Principados" ou "Poderes das Trevas", e o homem ainda estava num estado evolutivo mineral, ou seja, sem consciência alguma. Neste período o mundo era escuro, sem forma e quente.

Período Solar, segundo Max Heindel e algumas correntesRosacruzes, período da criação do mundo que sucedeu o Período de Saturno, quando a humanidade era composta pelos arcanjos e os homens de hoje atravessavam um estado de consciência semelhante ao dos vegetais. Neste período teria acontecido o Big Bang, a grande explosão que originou o universo. No Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel relaciona esse período com o segundo dia da Criação, descrito na Bíblia.

Período Lunar, segundo Max Heindel e algumas correntesRosacruzes, período da criação que sucedeu o Período Solar e que precedeu o atual Período Terrestre. Nesta época, o mundo estaria coberto por uma névoa muito densa, e a humanidade seria composta pelos anjos. Os homens de hoje teriam adquirido um estado de consciência pictórica, semelhante ao que hoje são os animais. Na geologia, corresponde aproximadamente ao éonhadeano. No Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel relaciona esse período com o terceiro dia da Criação, descrito na Bíblia.

O grande período Lunar foi utilizado pelas hierarquias construtoras dos sete grandes períodos criacionais para criar para o homem que se manifesta hoje no Período Terrestre (o período Terrestre pode ser entendido como período Marciano também) seu Corpo Astralou corpo onde se manifestam as sensações dos cinco sentidos. Lúcifer e seus Anjos, que haviam caído no Período Solar, trabalhavam no Período Lunar de forma desarmoniosa, seduzindo os Homens-Anjos andrógenos a seguí-lo em sua rebelião. Entre o Período Lunar e o Terrestre se deu a queda de Adão ou humanidade adâmica e, Adão, como indivíduo, tornou-se um Adamah, habitante da Terra, também amaldiçoada e decaida, segundo o Dualista Rosacruz J. van Rijckenborgh em seu livro "A Arqui-Gnosis Egípcia" I.Y.

Período Terrestre, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, diz-se do período atual da evolução, em que o homem adquiriu a mente e a consciência de vigília. Foi dividido em:

  • Época Polar - recapitulação do Período de Saturno, quando o homem adquiriu o corpo denso.

  • Época Hiperbórea - recapitulação do Período Solar, quando o homem adquiriu o corpo vital.

  • Época Lemúrica - recapitulação do Período Lunar, quando o homem adquiriu o corpo de desejo. Ao final desta época, teve início a divisão da humanidade em civilizações separadas, ou "raças", como Max Heindel chama.

  • Época Atlante - época em que o homem adquiriu a mente, e na qual efetivamente teve início o trabalho do Período Terrestre. Foi a época em que o homem passou a desenvolver a faculdade da astúcia. Durante esta época, sete civilizações passaram pelo mundo, sendo que de uma delas descenderam as civilizações da época seguinte.

  • Época Ária - a atual época, em que o homem adquiriu a faculdade da razão.

  • Nova Galiléia - a próxima época, em que o homem começará a desenvolver suas faculdades que hoje estão em estado latente (tais como telepatia, clarividência, etc.), e na qual as nações deixarão de existir.

Deve se levar em consideração que quando Max Heindel se refere ao "homem" não se refere necessariamente à espécie do Homo sapiens ou a qualquer primata, uma vez que o rosacrucianismo considera que os atuais seres humanos atravessaram todas as fases de evolução, incluindo a fase vegetal e a fase mineral.

Segundo alguns ensinamentos Rosacruz, a primeira quande queda deu-se com Lúcifer e seus Anjos no Período Solar. A segunda queda, deu-se, por influência de Lúcifer e seus Anjos a uma parte da jovem humanidade andrógena Adâmica, entre o Período Lunar e Terrestre. No Eden do Período Terrestre, na Época Hiperbória deu-se a terceira queda e a separação dos sexos, em seguida a quarta com a expulsão do Eden.

Rosacruzes Monista, compreendem, que ainda estamos em involução para entrarmos na evolução após atingirmos o nadir. Já os Rosacruzes da corrente Dualista, desde a queda da humanidade adâmica entre os período Lunar e Terrestre fomos banido do Eden e estamos no Período Terrestre, decaídos, aprisionados e sem condições de "evoluir". Por isso eles dizem "duas ordem de natureza". Uma Divina, outra decaida e antidivina.

Segundo eles, para escaparmos dessa decaídos, só a intervenção do Salvador Jesus Cristo, um Arqui-Anjo filho de Deus que restaura o homem com sua Alma decaída desde o coração. Essa força restauradora, Jesus Cristo, com sete núcleos restauradores, cada um correspondendo aos Sete grandes Períodos são como sete rosas colocadas na encruzilhada entre o Homem decaido e o Soerguedor de Homens, Jesus Crtisto.

Quem percebe, se submete, e realiza este Mistério torna-se um ROSACRUZ, segundo dizem o rosacruz J. van Rijkenborgh e as Escolas de Mistérios de todos os tempos.

Período de Júpiter, segundo Max Heindel e algumas correntesRosacruzes, período futuro da criação que sucederá o Período Terrestre, em que o homem adquirirá um estado de auto-consciência superior à atual consciência de vigília, similar à dosanjos da atualidade, e na qual a humanidade será composta pelos atuais animais.

Período de Vênus, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, período da criação humana que sucederá ao Período de Júpiter, no qual o homem adquirá um estado de consciência objetiva e criadora, de maneira similar à dos arcanjos da atualidade, e no qual a humanidade será composta pelos atuais vegetais.

Período de Vulcano, segundo Max Heindel e algumas correntesRosacruzes, é o último dos sete períodos da criação, ao final do qual os seres humanos de hoje desenvolverão todas as suas faculdades latentes possíveis, tornando-se como deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário